segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Duck Hunt, entre cães e patos

O cão e o pato (amigos amigos negócios a parte)
Nos consoles de videogames, em praticamente todos, sempre houveram periféricos e aparatos do mais intrigantes, interessantes e inúteis. Alguns tipo a Power Glove, adorada pelos gamers que viram aquele filme da Nintendo, The Wizzard, mas odiada por quem teve essa bugiganga porque o troço simplesmente não funciona na maioria dos jogos. Contudo um periférico de suporte necessário para jogar jogos de tiro foi um sucesso tanto em consoles, quanto em fliperamas, que eram as pistolas de zapper, aqueles que o jogador mira na tela e puxa o gatilho para meter bala em tudo que aparecer.

No console do Nintendinho o jogo que mais se popularizou nesse estilo foi Duck Hunt, aquele jogo para atirar nos patos com aquele cachorro chato que ri sempre que você erra.

Duck Hunt foi desenvolvido e publicado pela própria Nintendo para seu console NES em 1985 nos estados unidos e um ano anteriormente no Japão, sendo lançado apenas dois anos depois para a Europa, sendo relançado apenas mais de trinta anos depois para o console virtual do Wii U.


Inicialmente o jogo teve pouca visualização, contudo recebendo críticas medianas e leve positiva reação dos jogadores. Contudo ainda antes da versão de NES, a Nintendo já havia feito um jogo ao estilo de Duck Hunt em sua máquina Laser Clay Shooting System, que foi posteriormente lançado em 1976, sendo a peça acoplada junto com Super Mario Bros, incluindo também World Class Trach Meet.

A jogabilidade é simples e consiste basicamente em atirar nos patos que aparecem na tela, podendo ser de um até dois patos ao mesmo tempo. O jogador atira nos alvos que aparecem na tela, onde a pistola envia sinais infravermelhos que são capturados pela sua posição e temporização de modo a verificar se o jogador de fato "acertou" o seu alvo (podia acontecer também do jogo simplesmente não reconhecer às vezes, geralmente por um defeito de desgaste da pistola). O jogador precisa acertar uma quantidade mínima de alvos ou lhe é concedido game over.


Inicialmente o jogo foi lançado para máquinas arcade, sendo incluído na máquina de fliperamas PlayChoice-10, possibilitando um modo cooperativo usando duas light guns simultaneamante para até dois jogadores, onde poderiam aparecer até três patos ao mesmo tempo para serem acertado. Além de conter na progressão do jogo a alternância no estilo de jogabilidade do B e C, tendo também uma fase bônus onde muitos patos aparecem e o jogador deve atirar no máximo possível para conseguir pontos, entretanto o cachorro por vezes também pula na frente para distração e caso o jogador o acerte, a fase bônus é terminada imediatamente.


Houve também um erro no jogo ao chegar ao nível 100, que aparece como se fosse a fase "0", onde o jogo iniciava com o jogador já recendo a risada chata do cachorro indicando que havia perdido o tiro no primeiro pato que sequer havia aparecido. O segundo pato aparece aleatoriamente em locais diferentes, assim o tornando difícil de ser pego. O terceiro segue o mesmo esquema do segundo. O seis patos seguintes nem sequer aparecem na fase, mas também não são contados, e assim segue para a tela de fim de jogo. Os gráficos da fase também são todos "bugados".

Abaixo você pode rever o jogo para nostalgia (literalmente só pode ver, pois o jogo apenas é "jogável" com a pistola zapper que não é possível de ser emulada).

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