segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Space Invaders & Asteroids

Existem diversos gêneros e temas populares utilizados em filmes e séries de televisão, indo desde romances, comédia, drama, terror, etc e tal. Mas existe um em específico qual é o favorito de qualquer indivíduo da espécie homo sapiens que se considere um nerd: ficção científica. E claro que os games não ficariam de fora dessa moda, considerando esse também ser um nicho favorito da "nerdaida". Portanto dessa vez falaremos de dois jogos de ficção científica espacial bem conhecidos da era 8 bits, Space Invaders e Asteroids.

Começando falando sobre o mais antigo entre os dois listados.

Space Invaders foi um dos primeiros "jogos de tiro" da história dos videogames, sendo particularmente inspirado em várias mídias populares do cinema, tal a Guerra dos Mundo e Guerra das Estrelas. O jogo foi desenvolvido pela empresa Taitou, responsável por criar também as suas ferramentas simples para o desenvolvimento e de hardware.

Foi distribuído em 1978 e um sucesso proporcional para seus padrões da época, obtendo inclusive diversas sequências, mas tendo o seu auge com o videogame da Atari se tornando um killer app, que no caso é um aplicativo tão desejado e importante para um dispositivo, seja um computador, um celular ou videogame, que esse se torna justificável adquirir esse aparelho apenas para obter o programa, onde no caso do Atari foi Space Invaders.


A trilha sonora do jogo em si é bem simples, entretanto profissionais da área de videogames apontam algumas particularidades para o impacto da mesma em conjunto de seus gráficos. Entre essas é que a música e efeitos sonoros, apesar de simples, foram compostos de modo a causar uma impressão mais interativa para o jogador, algo único para sua época considerando os jogos serem mudos ou terem ruídos provindos do próprio hardware em sua maioria.

Space Invaders acontece em um mundo invadido por seres do espaço (tal o nome do jogo, Invasores do Espaço),  onde o jogador locomove na base um veículo parecido com um tanque atirando para o alto de modo a destruir as naves que vão descendo aos poucos lentamente. Existe ainda alguns "escudos" onde  jogador pode se esconder enquanto estiverem inteiros.

Esse é Space Invaders em poucas palavras. Mas houve também outro fenômeno ainda maior da era de 8 bits dos games de sci-fi.


Asteroids foi um dos maiores hits dos jogos de arcades do início dos anos 80 do século XX, servindo de influência para diversos outros games posteriores ao seu próprio. Foi produzido por uma das maiores plataformas de consoles da época, a Atari, tanto para fliperamas quanto para seu console de casa, sendo concebido por Lyle Rains.

Um conceito interessante é que Asteroids não foi desenhado a partir de pixels, do qual a maioria dos jogos da era 8 e 16 bits eram, mas sim através de formas em vetores obtendo portanto uma qualidade de imagem sem serrilhado comum dos consoles da Atari, e dos seus fliperamas que sempre tiveram um hardware mais potentes que os consoles residenciais.


O jogo Asteroid foi um sucesso grande logo em seu lançamento, desbancando Space Invaders de sua colocação entre os jogos de arcades mais vendidos e preferência para o jogadores de fliperamas, onde em um detalhe intrigante, devido ao mesmo sucesso, os fliperamas tiveram que fazer a troca de seus pacotes internos de moedas para serem maiores devido a quantidade de moedas que as máquinas eram submetidas a engolir todo dia pelos jogadores fanáticos.

Asteroids ocorre espaço afora, onde o jogador deve controlar uma nave capaz de rotacionar em 360 graus de modo a garantir a sua proteção, o objetivo do jogo, que é sua sobrevivência tendo que atirar nos asteroides e seus fragmentos que se aproximam por todos os lados. O jogo não tem fim e sua prioridade está em ganhar pontuação o máximo possível para deixar sua marca no recorde da máquina, tal similar a maioria dos jogos dessa época, para o ego do melhor jogador se gabar (esquecendo o fato das prováveis dezenas de horas e dinheiro que gastou).

E você, qual prefere? Space Invaders ou Asteroids?

Nenhum comentário: