sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Kid Icarus, o menino das asas de cera

Se existe algo épico (literalmente no que condiz do significado da palavra) essas são estórias medievais com os poderosos deuses do monte Olimpo da grandiosa Grécia antiga que foi influência mais tarde para a arquitetura das civilizações mais avançadas do mundo, seja por sua filosofia singular que fez por julgar o ser humano e a sua natureza, seja pela suas obras levando culturas tanto de pinturas, mas muito mais pelas suas esculturas que duram até os dias de hoje e são sinônimo de poder para os antigos imperadores desse grande império que conquistou boa parte da europa medieval por um longo tempo.

Nas culturas sempre houveram muito misticismo quanto a origem do mundo e do universo, e por esse período houveram grandes heróis, tanto que trabalharam diretamente para os deuses, ou ousaram desafiar de seu poder. Um herói muito conhecido dessa época era Héracles, qual mais tarde foi nomeado de Hércules na cultura romana. Entretanto não é esse que será falado desta vez, mas sim do inventor que tentou se aproximar demais do sol e acabou por ter suas asas de cera queimadas. Estamos falando de Ícaro, o alado, ou no caso de sua versão infantil.

Kid Icarus foi um jogo publicado para o Nintendinho (NES) em 1987 nos estados unidos e um ano anteriormente no Japão. O jogo original também viria a ser relançado quase duas décadas depois para o Game Boy Advance e para a loja virtual do Wii, tendo uma sequência para o Game Boy em 1991 e então apenas dez anos mais tarde para o Nintendo 3DS.


O jogo foi desenvolvido pela própria Nintendo para seus consoles, sendo portanto um first-party, o jogo foi desenvolvido pela primeira divisão de "Desenvolvimento e Pesquisa" da Nintendo com uma colaboração da empresa TOSE, que ajudou em sua programação adicional.

Apesar de inicialmente ter recebido críticas mistas para sua época, o jogo é considerado um clássico cultuado, sendo apreciado pelos "revisores" (reviewers) pelas suas músicas e pela sua mistura de vários tipos de gameplay, entretanto depreciado pelos seus gráficos e pela sua dificuldade. Apesar disso foi incluído em diversos tipos de listas entre os melhores jogos compilados pela IGN e pela própria Nintendo (é claro, que produtora não enaltece seus próprios jogos).
Pintura épica do herói alado prestes a decapitar Medusa.
Kid Icarus conta com uma narrativa localizada na chamada Angel Land, um mundo de fantasia temático ao gênero da mitologia da Grécia. A história de fundo do jogo é narrado em seu manual, ainda antes dos eventos do próprio jogo, em uma Terra controlada por Palutena, a deusa da luz, e por Medusa, a deusa das trevas (medusa não é deusa na cultura original da Grécia antiga, apenas uma criatura mística, mas enfim...). Palutena tenta ajudar os humanos, enquanto Medusa que odiava os humanos, almeja os destruir, secando suas colheitas e os transformando em pedra. Pasma com essa atitude, Palutena transforma Medusa em um monstro e a bane ao Submundo. Medusa então conspira com monstros do Submundo para tomar o trono de Palutena no Reino dos Céus roubando três tesouros sagrados, o Escudo espelhado, as Flechas de Luz e as Asas de Pégasus, aprisionando Palutena em seu próprio palácio. Com seus resquícios de poder Palutena então pede ajuda ao anjo jovem Pit, concedendo-lhe um arco e flechas de modo a fazer uma jornada através do Submundo, ao Alto Mundo e do Mundo dos Céus em busca de seus itens mágicos sagrados para a libertar...

Uma ampla narrativa compatível para um jogo com uma considerável variedade de jogabilidade.
Kid Icarus é um jogo de plataforma com alguns elementos de RPG (role-playing), o jogador controla o anjo Pit (baseado no personagem Ícaro) através de dois níveis inter-dimensionais contendo monstros, obstáculos e diversos itens a serem coletados. Sua arma principal é o arco com flechas ilimitadas, que pode ser aprimorado coletando itens de poder com diversas funções, entretanto as quais apenas funcionam quando sua vitalidade estiver cheia (estilo a Master Sword de Link do jogo The Legend of Zelda). O jogador ainda pode entrar em portas para acessar diferentes câmaras que são mercados para comprar itens úteis para sua jornada, seguindo para então atravessar os três estágios do jogo, cada qual contendo o seu Forte com um castelo onde está o boss, vulgo chefão, assim para recuperar os itens sagrados e progredir no jogo. A última porção do jogo conta com um formato ao estilo scrolling-shooter, parecido com os jogos de batalhas aéreas onde se deve atirar nas naves inimigas que infestam a tela de seu jogo.

Kid Icarus pode não ter sido um sucesso para sua época, além de ter tido poucos jogos, tendo sido adiado e lançado tardiamente suas sequências, entretanto é um jogo que merece ser mencionado pelas suas características bem elaboradas e interessantes, fazendo desse jogo um cult nas décadas de hoje para jogadores que igualmente se entretém com jogos antigos.

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