sábado, 17 de dezembro de 2016

A Origem e Evolução de Tetris


Um abajur de Tetris bem legal.
Em toda história dos videogames muitos jogos se destacam como símbolos marcantes de suas eras, sejam pela sua jogabilidade e/ou visual revolucionário até então, mas também muito por terem um apelo cativante para o fator mais importante do qual todo jogo viciante deve ter: a estratégia.

A estratégia de um jogo depende da funcionalidade de utilidades em meio a sua ambientação virtual, ou seja, a utilização de materiais existentes na programação do jogo para concluir os seus objetivos, o que podem ser desde comandos especiais do personagem para finalizar com eficiência inimigos (presentes em jogos de luta e Hack'n Slash), a esquematização das ramificações de skills nas árvores de habilidades comuns nos RPG's (role-playing games), ou simplesmente nas peças de puzzles que dependem da resolução de problemas lógicos, os chamados "quebra-cabeças". Nessa última categoria se encontra Tetris, um jogo antigo, mas o qual não perde sua forma e fama merecidamente.

Tetris possui uma história muito curiosa de sua criação, desde sua idealização até a implementação em um sistema de videogame amplamente comercializado para sua época, tendo sido um dos fatores de grande sucesso do famoso console portátil da Nintendo, o Game Boy.

Mas antes veremos de onde o jogo surgiu.


O desenvolvimento de Tetris teve-se na grandiosa poderosa e temível União Soviética, tendo sido o jogo desenhado e programado pelo engenheiro designer de games Alexey Pajitnov, esse que cursava a "Academia de Ciências da USSR" em Moscovo, e do qual devido ao regime comunista não obteve os direitos autorais do jogo em seu lançamento até anos após a dissolução da União Soviética. Muitos anos depois, entretanto, Alexey Pajitnov passaria a lucrar com sua ideia, contudo já obtinha desde essa época reconhecimento renomado pela obra se tornando uma peça cultural internacional de seu país.

O tema sonoro de Tetris é baseado em uma música folclórica russa, "Korobeiniki", que conta a estória da trajetória de um vendedor ambulante que se apaixona por uma jovem moça camponesa durante uma de suas viagens pelos frios e extensos distritos de seu país, onde o rapaz tenta seduzir a garota com suas caras jóias em troca de um beijo. A garota contudo rejeita todos seus presentes, exceto por um barato anel de turquesa, insinuando ela, também apaixonada por ele, que ter seus bens seria insuportável se não estivesse com ele. Interessante, mas não tem muito a ver com Tetris, a não que force um pouco a barra da imaginação para hipoteticamente imaginar figurativamente as peças do jogo sendo as jóias para se "encaixar" nos gostos da menina. Infelizmente não tem nenhuma donzela a ser conquistada no final indefinido de Tetris.


Tetris de fato conta com vários detalhes respectivos com a cultura da Rússia, sendo que o próprio Alexey Pajitnov em sua humildade dissera que era "muita prepotência usar uma composição clássica da Rússia em seu simples jogo". Mas cá entre nós, Tetris foi muito mais influente que a música usada em seu tema, que passou a ser conhecida como "a música de Tetris", sem querer desmerecer seu compositor e o nome da obra. Além da música, também há referências nas primeiras capas do jogo com letras do alfabeto russo em carácteres cirílicos e a imagem da famosa catedral de São Basílio.

Contudo passando dos detalhes culturais para a parte mais técnica.


O termo tetris vem do prefixo numérico grego "tetra", que significa quatro, sendo essa a quantidade de blocos que cada peça possui, os chamados de tetraminós, que por sua vez são formas geométricas em sua variedade máxima com os formatos de "O" "Z" "T" "L" e o mais frustrante importante "I", a peça mais comprida e a única capaz de atravessar aberturas em linha reta e relevante na jogabilidade para adquirir pontuações maximizadas em cada jogada no esquema de completar quatro linhas de uma vez. De tetra foi então combinado com a palavra derivada de "tênis" (o esporte) por Vadim Gerasimov, colaborador no desenvolvimento do jogo, se tornando assim Tetris.

Seu objetivo em Tetris é simples: alinhar e encaixar as peças que descem do topo vertical para a base, onde ao formar linhas horizontais completamente preenchidas essas são eliminadas garantindo pontos para o jogador, assim continuando o jogo para adquirir um score recorde, ou manter seu passatempo. Caso a base de peças ultrapasse o topo de onde caem, o jogador perde. Simples de entender jogando, nem tanto de explicar, é necessário visualizar para compreender toda sua sutileza viciante.


Existem muitas versões de tetris, das mais simples até as mais sofisticadas com regras únicas para uma experiência diversificada ao jogador. Entretanto uma regra tende a ser padrão em todos estilos, quanto mais pontos o jogador adquire, maior se torna a dificuldade e o desafio. No caso de tetris a dificuldade se encontra na velocidade em que as peças descem despencando do topo até a sua base, assim aumentando a necessidade de reflexos rápidos para agir na ação do momento em tempo real. Essa é a estratégia do jogo e do sucesso de Tetris, mexer com o ego desafiando o jogador a se superar, pois em Tetris nada é mais importante que inteligência e agilidade para administrar a progressão na jogatina através de seus níveis.

Tetris esteve disponível em diversos consoles e aparelhos distintos, inicialmente tendo surgido com computadores pessoais antigos e expandindo seu mercado através de vários consoles portáteis e alguns de mesa, tendo sido lançado no período para o computadores Commodore, Amiga e até para a Apple, além de consoles da Nintendo, Sega e arcades, com disputas subsidiárias de sua licença, muito devido ao problema declarado da falta de direito autoral ao seu devido criador em razão das políticas da União Soviética, onde a propriedade intelectual criada por um indivíduo pertencia a comunidade. Basicamente a forma do comunismo de dizer: "nada de vender suas ideias ao capitalismo, camarada".


Atualmente Tetris pode ser encontrado em diversos aparelhos, de videogames até telefones celulares, em várias formas e por vários diferentes desenvolvedores. Entretanto os direitos autorais legais do jogo são agora definitivamente de seu criador, Alexey Pajitnov, que em parceria com a Eletronic Arts foram responsáveis pela distribuição dos jogos licenciados originais de Tetris por um tempo. O jogo tem licenças agora com diversas empresas, apesar de haver cópias de produtoras não-licenciadas ainda distribuídas, principalmente para celulares smartphones.

Tetris é um jogo em si ilimitado em sua progressão, ou aparentemente é isso que parece ser julgando que seu objetivo está no acúmulo de pontos intensivamente. Porém isso não é o que ocorre. Cálculos matemáticos consideram possibilidades que eventualmente peças incompatíveis em uma má sucessão levem ao fim do jogo através de sua perda, independente do quão bom seja o jogador. Essa ocasião se deve aos tetraminós em forma de Z e S deixarem buracos que não são possíveis de serem ocupados caso as peças apareçam em demasiada sequências. Entretanto algumas versões mais recentes do jogo possuem algoritmos otimizados que impedem que essa possibilidade azarenta ocorra, impossibilitando que muitas peças em forma de Z ou S apareçam após um número predefinido.

Contudo, pesquisas indicam que jogar Tetris não é só frustração.


Estudos realizados por especialistas da área de psicologia também informam que jogar Tetris induz o estímulo para o desenvolvimento da lógica de pensamento rápido e organização. Tetris também foi utilizado em experimentos para alívio de distúrbios pós-traumáticos, sendo atestado indicado para casos de desenvolvimento de cognição motora para o pensamento, razão, linguagem e processamento intelectual por meio do aumento da espessura do córtex cerebral causado pela interação ao jogo.

Então, após saber um pouco da história e dos benefícios de Tetris, não bateu uma vontade de jogar?

Jogue a versão em Flash de Tetris no site original AQUI
ou
Jogue a versão de Game Boy AQUI

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